Por que em Portugal ouve-se tanto falar em Amália Rodrigues?

A rainha do fado português, Amália da Piedade Rodrigues nasceu em Lisboa a 1 de julho, mas foi registrada a 23 julho de 1920, nesse mês comemora-se seu centenário.


Foi criada pelos avós maternos e abandonou os seus estudos após completar a instrução primária, começou logo a trabalhar para de ajudar no orçamento familiar. As suas primeiras profissões foram como aprendiz de costureira, de bordadeira e operária de uma fábrica de chocolates e rebuçados. Mais tarde, junto da sua irmã Celeste, vendeu fruta pelas ruas do cais de Alcântara.


Cantava desde criança a pedido de seu avô e vizinhos, sua primeira apresentação em público foi ao ser selecionada para participar no "Fado Alcântara" como solista, nos festejos dos Santos Populares, acompanhando a respectiva Marcha Popular.


Tornou-se fadista amadora e estreou como profissional no ano de 1939 no Retiro da Severa. No ano seguinte, já iniciava sua carreira internacional em Espanha. Obteve tremendo sucesso no Brasil no ano de 1944 para onde voltou inúmeras vezes e onde conheceu César Seabra seu segundo marido com o qual foi casada até a morte dele em 1997.


Entre os seus fados de maior êxito encontram-se "O fado do ciúme", "Estranha forma de vida", "Povo que lavas no rio", "Lavava no rio, lavava", "Lágrima", "Ai, Mouraria", "Fado português", "Barco negro", "Casa portuguesa", "Vou dar de beber à dor", "Meia-Noite", "Casa da Mariquinhas", "Uma guitarra", "Erros meus" e "Foi Deus".


Meu fado preferido interpretado pela Amália não esta na lista acima, mas deixo aqui no vídeo a seguir.



Amália Rodrigues faleceu no ano de 1999, dois meses após a sua morte, surge a Fundação Amália Rodrigues, instituída por vontade da fadista em testamento.


Seu corpo foi sepultado no Panteão Nacional de Lisboa, para onde vão somente os grandes portugueses que notabilizaram Portugal no mundo.


Curiosidade: a Rainha do Fado não participou no Concurso da Primavera, em que se disputava o título de Rainha do Fado, pois todas as outras concorrentes se recusavam a competir com ela.


Fotos: Amália Rodrigues, Panteão Nacional, Fundação Amália Rodrigues, Túmulo da Amália.


#fado #fadista #rainhadofado #amaliarodrigues #portugal #musicaportuguesa #lisboa #fadomusic #portuguesemusic #queenoffado #lisbon #fadosinger

0 visualização
Barbara de Sousa Xavier Unipessoal LDA | Lisboa | Portugal | E-mail: ellatrip.portugal@gmail.com
Fale conosco

Fale Conosco.

Call Us.

  • Facebook
  • Instagram