O fantástico Puro Sangue Lusitano.

A coudelaria real de Alter do Chão foi fundada em 1748, que por vontade de D. João V tendo por objetivo preparar cavalos para a Picaria Real, que era moda na Europa nessa época. É a mais antiga e notável Coudelaria Portuguesa e, no mundo, a que mais tempo leva de funcionamento ininterruptamente no assento originário.


Nossa visita guiada começou pelos painéis que contam a história da Coudelaria e de seus mais nobres cavalos. Descobrimos que o cavalo Lusitano é o cavalo de sela mais antigo do mundo, sendo montado aproximadamente há mais de 5.000 anos e que o o famoso Mangalarga Marchador brasileiro, é descendente do cavalos Alter-Real (uma estirpe do Cavalo Lusitano). Estes cavalos chegaram ao Brasil no início do século XIX por meio da Corte portuguesa, e foram cruzados com cavalos comuns marchadores da região sul de Minas Gerais.


O puro sangue lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École), também para dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.



Na sequência visitamos os picadeiros, as cavalariças e a Casa dos Trens, com sua interessante colecção de carroças e charretes e outos objetos relacionados a coudelaria. Nossa visita foi em 2019 e o Hotel Vila Galé ainda estava em fase de construção, um fantástico projeto sem sombra de dúvidas, perfeito para os apaixonados pela arte equestre e compradores de cavalos.

Ao programar seu passeio se informe sobre a "saída da eguada", momento diário em que todas as éguas saem para a pastagem com seus potros. A não perder.

As visitas guiadas acontecem em dois horários, às 11h e às 15h, acrescentamos à nossa experiência, um passeio à cavalo que foi a melhor decisão. Os cavalos são magníficos e gentis.


Não esqueça de marcar o passeio equestre com antecedência, os preços estão na galeria de fotos do post.

Curiosidade

A lenda grega do Centauro advém do cavalo ibérico original, em que o homem e o cavalo se confundiam num só ser. Na Antiguidade Clássica, havia a crença de que as éguas prenhes traziam ao mundo os “Filhos do Vento”, os cavalos mais velozes da Antiguidade.


Contactos

Morada: Tapada do Arneiro - Apartado 80, 7440-152 Alter do Chão Telefone: +351 245 610 060 Fax: +351 245 610 090 E-mail: geral@alterreal.pt Website: http://www.alterreal.pt

#cavalos #coudelaria #coudelariareal #altereal #alentejo #purosanguelusitano #cavalolusitano #turismoportugal #portugal #horses #alterdochao

9 visualizações
Barbara de Sousa Xavier Unipessoal LDA | Lisboa | Portugal | E-mail: ellatrip.portugal@gmail.com
Fale conosco

Fale Conosco.

Call Us.

  • Facebook
  • Instagram