Em Portugal o Vinho dos Mortos faz a alegria dos vivos.
Quase chegando à Espanha encontramos a pequena vila serrana de Boticas e é lá que tivemos o prazer de conhecer o mais exótico vinho português e seu simpático produtor, o Sr. Armindo, que é o único produtor registrado do Vinho dos Mortos.
O Sr. Armindo nos conduziu através de sua casa e de sua história, onde nos brindou com uma grata surpresa: permitiu que desenterrássemos uma garrafa do vinho dos Mortos! A sensação foi a de encontrar um tesouro perdido.
Nosso adorável anfitrião contou que em 1808, quando os franceses invadiram a região, o povo, com o medo que lhes pilhassem os bens, escondeu o que conseguiu, o vinho foi enterrado no chão das adegas. Mais tarde, quando recuperaram os bens que restaram e ao desenterrarem o vinho, julgaram-no estragado.
Ledo engano, o vinho estava diferente com novas propriedades e muito saboroso. Nasceu aí uma linda tradição que se mantém até hoje.
O vinho é enterrado debaixo das pipas e do lagar e cobre-se com saibro para estar a uma temperatura constante e sem claridade, onde fica cerca de seis meses.
Depois disso é só comprovar se o Sr. Armindo tem razão quando diz: "O vinho dos Mortos faz a alegria dos vivos."
#vinhodosmortos #boticas #vinhosexoticos #vinhosportugueses #vinhos #omelhordeportugual #turismoportugal #ellatrip #vinhosraros #wines #portuguesewine #wineofthedead #discoverportugal #theofportugal #portugalhidden