Berlenga

Atualizado: Jun 25

Um dos maiores tesouros de Portugal são suas ilhas.

Berlenga Grande é Reserva Natural da Biosfera da UNESCO desde 2011, é a maior e única ilha habitada do arquipélago das Berlengas. Foi neste pedacinho de paraíso que escolhi passar meu aniversário em agosto de 2017, pois dormidas insólitas e paisagens exuberantes são um vício.

Lembro da primeira vez que vi uma foto do forte de São João Baptista, achei tão bonito que precisei pesquisar para ter certeza que não era foto-montagem. E foi em uma destas pesquisas pré-viagem que descobri que se pode dormir no forte.


Contratamos os serviços da Feeling Berlenga, que fez nossa travessia (do Peniche até a ilha), passeio guiado, passeio às grutas em barco com fundo de vidro e equipamento para snorkeling. Foram impecáveis.


Existe toda uma estrutura na ilha durante o verão: mercado, restaurante, campismo, passeios pelas grutas, passeios pela ilha, wi-fi (somente no restaurante do forte).


Mas a melhor parte da aventura é a possibilidade de dormir numa fortaleza do século XVI, mas atenção que a luz e banhos quentes possuem horários limitados. A energia é gerada por um motor diesel.


Existem 3 tipos de alojamento na ilha:

* Forte de São João Baptista (berlengareservasforte@gmail.com);

* Pavilhão Mar e Sol (Telefone: 262 750 331);

* Parque de Campismo das Berlengas (Telefone: 262 789 571 / 262 780 100);


No forte existem dois tipos de quarto, os normais e a cubata, nossa escolha foi guiada pela curiosidade de saber o que é e como é uma "cubata". Vou vos dizer que é um quarto no meio da parede do forte, como é possível ver no vídeo abaixo. E este foi um dos melhores aniversários da minha vida, dormir ao som da Berlenga (gaivotas e mar), ver pepinos do mar através do fundo do barco, adentrar inúmeras cavernas, mergulhar em águas límpidas e assistir ao pôr do sol tendo o forte como papel de fundo e uma garrafa do vinho dos mortos (em breve post sobre ele) como companheira, foi uma experiência a repetir quantas vezes forem possíveis.



DICAS:

A ilha pode ser visitada entre março e outubro.

Se quiser dormir no forte faça sua reserva com antecedência, pois a ilha é super disputada e tem limite diário de visitas.

Preço da Cubata: 50€ per noite (para 2 pessoas).

Leve remédios para enjôo, pois não encontrará na ilha;

Opção de travessia: http://www.feelingberlenga.pt/



#forte #fortaleza #berlenga #berlengas #peniche #saojoaobaptista #descubraportugal #ellatrip #ilha #reserva #natureza #island #nature #landscape

33 visualizações
Barbara de Sousa Xavier Unipessoal LDA | Lisboa | Portugal | E-mail: ellatrip.portugal@gmail.com
Fale conosco

Fale Conosco.

Call Us.

  • Facebook
  • Instagram